Em 2021 o ICOM (Conselho Internacional de Museus) realizou uma pesquisa com profissionais e públicos de museus sobre os desafios em tempos de Covid-19, indicando as aspirações dos profissionais dos museus de superar esse momento marcado por desafios do trabalho no setor.
Em sintonia com tais anseios, o concurso “Revelando Territórios” – elaborado coletivamente pela equipe do Museu da Cidade de São Paulo – buscou encontrar novos sentidos a partir de olhares externos. As premiações visaram selecionar projetos, nas modalidades de fotografia documental e audiovisual, que registraram o enfrentamento da pandemia por atores sociais em situação de vulnerabilidade que vivenciam essa realidade paulistana em suas diversas facetas.
As obras apresentadas permeiam as diversas zonas de São Paulo, visibilizando contextos como os de pessoas em situação de vulnerabilidade social, população LGBTQIA+, trabalhadores de entrega por meio de aplicativos, periferias, isolamento, entre outros. Os 14 projetos contemplados foram incorporados ao Acervo Fotográfico do Museu da Cidade de São Paulo.
Para a identidade visual da mostra das obras selecionadas, criamos um letreiro a partir de blocos individuais que, juntos, dialogam com o aspecto coletivo do projeto. O formato retangular remete a uma espécie de janela através da qual era possível vislumbrar o horizonte, e as letras isoladas se relacionam com o distanciamento necessário ao longo de todo o período pandêmico.
Criamos também um sistema modular para as legendas e os textos de autoria das pessoas contempladas, que tinham naturezas e características diferentes, adotando uma cor para cada participante. Além disso, colaboramos com a curadoria e expografia da mostra a partir da seleção final das obras, sua disposição e a narrativa presente nos paineis expositivos.