O CEDRA é uma instituição independente e apartidária, criada por especialistas em ciências de dados e pensadores da questão racial. Eles se uniram para destacar, das estatísticas oficiais – como o IBGE, MEC e Inep –, dados que possibilitem o aprofundamento das análises sobre a desigualdade racial no Brasil.
Na fase inicial do projeto, dedicada à pesquisa e estratégia, criamos a essência da marca, com diretrizes que norteiam sua comunicação e a criação de sua identidade visual. Nessa etapa, entendemos que o CEDRA reflete sobre os dados, os interpreta atribuindo novos sentidos e leituras aprofundadas sobre seus cruzamentos e, com isso, consegue municiar as pessoas e interferir na sociedade.
Com o conteúdo estratégico validado pelo cliente, partimos para a criação da identidade visual. O símbolo parte de um módulo que, em conjunto com os demais, cria uma forma que irradia. Esse conjunto alude ao caráter coletivo da iniciativa, bem como ao desejo de que essas informações analisadas pela organização sejam propagadas.
A tipografia do logotipo busca expressar solidez e o caráter oficial dos dados coletados e analisados pelo CEDRA, remetendo a marcas de instituições oficiais brasileiras. As tipografias de apoio conferem personalidade ao conjunto e os títulos em maiúsculas com uma fonte condensada (com largura menor que o comum) fazem menção a faixas e cartazes de protesto.
A marca possui duas cores institucionais sóbrias e discretas para a aplicação do logotipo – o marrom escuro e o bege claro – que, em conjunto com outros tons fortes, conferem dinamismo às diversas aplicações que a organização necessita criar com o conteúdo que produz.