Em 2023, a segunda edição do programa Territórios Curatoriais selecionou onze curadores em formação, moradores de regiões periféricas do município ou região metropolitana do Rio de Janeiro. Os residentes participaram de cursos, encontros, palestras e mentorias coletivas e individuais. Após a realização de um evento de encerramento em que produziram exposição, debates, performances e shows, o livro Fractais: contra diásporas da cidade compilou textos dos onze curadores residentes e dos mentores convidados.
Inspirados pelas ideias de deslocamento, coletividade e negociação, e buscando uma imagem que desmanchasse a ideia de centralidade, identificamos no mapa os bairros das pessoas residentes, que viraram pontos de origem e destino de setas que percorrem o território carioca, tendo como local comum a localização do MAM, onde ocorreu a residência.
Os percursos abstratos desenhados perpassam o livro inteiro, cujas cores vem do próprio programa de residência do museu. A diagramação do material, com suas margens e indentações expressivas, deslocam o conteúdo textual e gráfico de uma ocupação central do material.