As Oficinas de Criatividade do Sesc Pompeia existem desde o início da década de 80 com o intuito de democratizar a arte através de cursos dos mais variados temas: de marcenaria a bordado; de histórias em quadrinhos a fotografia analógica. O projeto arquitetônico de Lina Bo Bardi foi pensado de modo a construir um espaço plural e as oficinas são um convite para colocar as mãos na massa e celebrar os processos manuais e técnicas artesanais.
Para promover o ciclo de atividades em 2020, elaboramos um novo formato para o material de divulgação: o livreto com a programação anual, que trazia calendário, páginas de anotação e informações de inscrição. Dialogando com a arquitetura do local, especialmente com a materialidade revelada em suas superfícies, buscamos escolher formatos e materiais que causassem sensações semelhantes.
Nossa proposta teve a intenção de permitir a flexibilidade no uso do material, que poderia ser atualizado com o acompanhamento dos cursos, onde cada pessoa conseguia incluir materiais de estudo ou retirar conteúdos não relevantes. Para além de informar, as pessoas eram convidadas a se apropriar do livreto.
A identidade visual é inteira pautada na palavra “oficinas”. Escrita em uma fonte com características que fazem alusão ao projeto arquitetônico do espaço, várias cópias da palavra foram impressas, recortadas, coladas, queimadas e reconstruídas.